
Curiosidades:
Sala de Âmbar do palácio de Verão – Catarina II.
O Palácio de Catarina, em Pushkin, é um magnífico palácio em estilo barroco, que foi totalmente destruído pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e depois foi reconstruído nos mínimos detalhes, a maior parte das salas ainda estão sendo restauradas (ou reconstruídas), então de todo aquele palácio enorme que se vê de fora, só umas 20 salas estão abertas à visitação. As fotos do que sobrou do palácio depois da guerra são impressionantes.



Espécimes envoltos
Muitas peças encontradas contém além de espécimes vegetais em seu interior belamente preservados, também numerosos insetos, aranhas, anelídeos, crustáceos e outros organismos minúsculos que foram envoltos quando a exudação era fluídica.
Na maioria dos casos a estrutura orgânica desapareceu, deixando somente uma cavidade oca. Porém, pelos, penas, fragmentos de madeira, (com os tecidos bem-preservados pela impregnação da resina), flores e frutos foram encontrados ocasionalmente em perfeito estado.
Às vezes o âmbar retém a forma de gotas e de stalactites, às vezes na forma como ele saiu dos dutos e dos receptáculos das árvores feridas. O desenvolvimento anormal da resina foi chamado succinosis.

